Dá pra viver de escrita no Brasil? - Bordário #3

/
0 Comments
A resposta é sim!

Para ilustrar isso, lembro-me de uma frase que meu professor disse no primeiro dia de aula da faculdade:
"Não existem cursos ruins, existem pessoas medíocres. Se você for competente você será um bom professor, um bom ator, um bom faxineiro... Se você é medíocre, você sempre será um medíocre!"

O brasileiro ainda está acostumado com a literatura estrangeira, inclusive irei fazer um post sobre isso semana que vem, mas isso não pode fazer com que o nacional desista! Existem ótimos livros nacionais, e que estão ganhando visibilidade aos poucos.
Frise o "aos poucos", mas acredite numa revolução! Essa é a hora de escrever!
Agora, mais do que nunca, é a hora do escritor brasileiro acordar! Rever possibilidades quanto nossas histórias, nosso jeito de escrever, nosso Brasil! Se você quer vender livro brasileiro, escreva um brasileiro!
Para vender livros no Brasil você precisa ser muito esperto e está preparado:

  • Conheça o mercado editorial, veja o que vende - Isso não quer dizer que você vai fazer um livro com o único interesse da venda. Você escreve o que gosta e com qualidade, mas saberá prezar e direcionar sua história para algo mais rentável;
  • Não faça tudo sozinho - Você cairá se tentar se erguer sem uma base. Você precisará de, no mínimo, um leitor beta (alternativa para não precisar pagar uma pessoa pra corrigir e de brinde ganhar alguém pra opinar, geralmente de graça, hehehe) e um editor. As vezes um agente pode ser uma boa pedida, mas nem sempre;
  • Pelo amor de Deus, cadastre seu livro na biblioteca nacional - O procedimento é chato e não é grátis, mas nem é tão caro e vale a pena. Não permita que seu trabalho seja plagiado!
  • Por último, se arrisque! - Você só não conseguirá se não tentar! Existem muitos sites bons que ajudam um escritor a encontrar seu lugar no mundo. Não desista, vá em frente e siga seus sonhos. É possível!
Caso queira saber mais sobre a vida do escritor iniciante dê uma olhada nesse outro post, "de iniciante pra iniciante", com outras dicas pra quem quer ser escritor. Dê uma olhada também nos outros bordários. Beijos do magro e até a próxima!


You may also like

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.