O duro início #1 - o início de tudo

/
0 Comments

Dizem que o primeiro passo sempre é mais difícil, mas acredito que a dificuldade não esteja em “dá-lo” mas em firmá-lo no chão. Você vai, mas as pedras no caminhos te fazem parar.

Na literatura, o primeiro passo vem através do sonho, mas somente uma pequena parcela dá continuidade. O início da escrita é duro e cruel; Pessoas pisam no nosso sonho, o dia a dia corrido enfraquece ele, e, na maioria das vezes, desistimos sem nem começar direito.

Foi pensando no desespero dos escritores iniciantes que pensei nessa nova coluna, “o duro início”.

Esse novo projeto visa mostrar ao público as principais dificuldades, sonhos, frustrações, conquistas… De um escritor iniciante. O objetivo é que pessoas que haviam desistido dos seus sonhos possam ver que o caminho é tortuoso mas que as vitórias acontecem sim, e que é importante saborear cada uma delas.

Não existem vitórias pequenas, existem sonhos construídos de pequenas vitórias.


Pra iniciar, meu bate papo foi com o João, criador da página “Um escritor qualquer”.

Peu - Primeiramente João, obrigado por me conceder seu tempo e atenção, é sempre muito gratificante ter uma conversa com um colega escritor. Antes de mais nada, nos dê uma pequena definição de você e da sua página.

JoãoMe chamo João, sou de São paulo e tenho 17 anos de idade (2015).
Sou o criador da página Um Escritor Qualquer e tenho como intuito divulgar escritos por mim e por muitos outros escritores, famosos ou não. Além de escritor, sou pianista e programador, sendo este último um hobbie. Este sou eu e o próximo a se descrever é você. 

Peu - Continuando, pra você, o que é ser escritor e quais sonhos você almeja como tal?

JoãoSer escritor para mim é, além de um anti-timidez, minha maior paixão. Me sinto bem a cada palavra que digito ou escrevo em quaisquer que sejam os lugares. De certo que escrever é oferecer mãos a nossos sentimentos, mas, de certo modo, é, também, oferecer sentimentos às nossas mãos.
Pretendo seguir com essa paixão até o momento que minhas palavras não se façam mais necessárias para dizer tudo o que sinto, e, sendo assim, torná-las infinitas através do papel.

"De certo que escrever é oferecer mãos a nossos sentimentos, mas, de certo modo, é, também, oferecer sentimentos às nossas mãos."


Peu - Nossa, isso foi profundo mesmo, já começo a gostar de sua escrita. Continuando, acho que as dificuldades acabam por interromper o sucesso da maioria dos escritores iniciantes, mas e você, qual a sua maior dificuldade na escrita?

JoãoMinha maior dificuldade é a expressão. Às vezes não consigo me expressar por conta do que é inefável, e o inefável é indescritível.

Peu - Olha só gente, que palavra bonita, "inefável". Vou usar sempre a partir de agora, mas voltando ao assunto, acho que outro grande problema da maioria dos iniciantes da escrita, é que nós não nos damos conta que estamos no início, e acabamos por desejar o sol, quando devíamos estar focados nas primeiras chamas. Digo isso, por que eu me frustrei por não ter conseguido publicar meu primeiro livro, mas depois caí na real, e percebi que o processo é lento. Comemoro até hoje ter publicado meu primeiro conto, e acho que são essas pequenas coisas que vão formando uma carreira. Pra você, que conquista você considera como sendo o primeiro tijolo da sua carreira?

Joãomeu melhor amigo publicou um de meus textos no blog dele (iniciante). Vindo dele, mesmo que sem muitos seguidores, me deixou bem feliz.

Agora, a rapidinha do Peu (gente, esse nome ficou muito escroto, perdão humanidade, mas foi só no que consegui pensar (risos) (sim, isso são parênteses dentro de outros, me processe!)


Autor: Fernando Pessoa
Livro: A estranha máquina extraviada
Um livro muito ruim: Nenhum.
Frase: "Tudo em mim ama tudo em você"
Dica pra quem também está começando: Os gostos se descobrem na prática.

E com isso terminamos esse bate papo. Não deixe de acessar a página "Um escritor qualquer", através desse link e conhecer o trabalho do João. Beijos de luz e até mais!


You may also like

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.