Bordário #1 - Organizando as ideias

/
0 Comments

Então galeros e galeras, eu dei o primeiro passo rumo a Academia Brasileira de Letras (trecho retirado de "Alice no país das maravilhas"), e cá estou com meu blog nem tão pessoal assim, onde posto tudo que me vem a cabeça.

Essa coluna é uma espécie de diário de bordo com diário pessoal, chamaremos de bordário.

Primeiramente, aos que querem se aventurar como eu nesse mundo, proponho que acesse esses dois sites, o escriba encapuzado e o ficção em tópicos. São ótimos!

Continuando, vamos a esse primeiro relato sobre meus dias como aspirante a escritor (Gosto desse nome pra justificar meus erros("ah não, ele é café com leite" e sim, isso é um parêntese dentro de outro, me processe :).

Estou (atolado) em três projetos (ouvi falar que hoje em dia não se diz mais livro, se diz projeto. Você que está começando, aprenda!) atualmente. Dos três, estou focando somente um, depois de apanhar muito.

O grande mal dos jovens, e eu estou incluso aí, é que nossa mente funciona a mil, e o mundo em nossa volta funciona a dois mil. Parece que um bilhão de ideias surgem a todo momento, e nós queremos atropelar o universo com nossos bilhões de ideias e aí...

Não é assim que funciona fera, o mundo não é suas negas!

Pra você que também sofre desse mal, minhas dicas são:

  • Ande sempre com papel e caneta, tablet, celular, pena e tinteiro... As melhores ideias adoram vir quando estamos despreparados, então surpreenda as malditas com organização;
  • Escreva um diário/blog. Ajuda a organizar as ideias e aproveitar as ideias (repeti sim, se reclamar eu faço um texto só com isso) que não se aproveitaria no livro. Funciona comigo;
  • Tente relaxar/namorar (vulgo trepar). Ajuda a esfriar a cabeça, sair do mundo surreal das ideias e aterriçar no planeta;
  • Saia com os amigos. Beba uma dose, conte umas piadas, farre... Isso vai lhe deixar mais leve, além de lhe render emoções. Lembre-se, ser escritor é arte de fazer com que o leitor viva emoções. O laboratório da emoção é a vida;
  • Organize-se. Nós artistas somos o poço do caos, mas temos que puxar as próprias orelhas de vez em quando. Arrume um espaço para escrever, e mantenha-o organizado e limpo, isso ajuda MUITO na hora do cérebro trabalhar. -Cérebro: Nossa, esse lugar é limpo e organizado, isso quer dizer que eu vou trabalhar! - É mais ou menos assim que funciona.

Se nada funcionar procure um psicólogo.
É sério.

Bem gente, por hoje é só, mas proponho que dê uma olhada nesse artigo "O que todo escritor (ou aspirante) deve saber", com outras dicas. Beijos do magro, até mais!


You may also like

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.