Idiota não nasce idiota!

/
0 Comments

A prova do enem foi no último fim de semana, mas resquícios da prova mais polêmica (e isso é alarmante!) dos últimos tempos ainda paira sobre as redes sociais e rodas de conversas. O que trago aqui é minha singela opinião sobre os fatos.

Primeiramente fiquei chocado ao ver postagens do tipo “homem não nasce homem, mulher não nasce mulher ...” direcionadas como se a frase fosse relacionada com o sexo biológico das pessoas. Explicando de forma bem grosseira, homem nasce com pênis, mulher nasce com vagina, mas isso não faz deles necessariamente homem ou mulher, por que, e pasmem, órgão sexual não define gênero, tampouco orientação sexual!

Para que os mais conservadores entendam, é preciso entender o que é gênero. É uma palavra complexa e completa, que aborda diversos conceitos e que é confundida com orientação sexual. Trocando em miúdos, o gênero é a forma como você se sente e como deseja ser visto, que está implícito, ou não, na sua forma de andar, de agir, de falar, de pensar, de se vestir… É claro que isso é só uma simplificação do que é gênero, seu conceito é bem mais vasto.

Gênero independe da orientação sexual, quando, por exemplo, uma travesti não necessariamente terá atração por homem. Ela pode sentir-se atraída sexualmente por mulheres ou outras travestis. O gênero, e aqui ficará mais claro, é o que define sua especificidade como algo realmente específico, sem tentar impor o que você é ou tem que ser.

Agora, voltando ao primeiro ponto, sabendo de tudo isso você acha que homem nasce homem e mulher nasce mulher? Nós, como seres humanos, somos autônomos. Afirmar uma bobagem dessas seria como afirmar que pobre morre pobre, preto é inferior, mulher é sexo frágil… Um pênis não faz um homem, uma vagina não faz uma mulher, isso é uma besteira enorme!

O ser humano é complexo, vivemos em diversas culturas, somos heterogêneos quanto nosso pensamento, mas somos homo em nossa essência. Nascer do sexo masculino ou feminino, não é nascer homem ou mulher. Como diz Paulo Freire sabiamente, em pedagogia da autonomia "Significa reconhecer que somos condicionados mas não determinados", mas isso só acontece quando temos consciência do mundo e de nós mesmos.

Portanto carxs amigxs, você não precisa ficar atrelado ao conceito que pênis é homem, vagina é mulher, assim como mulher não precisa ser submissa, negro não é escravo, ser gay não é ser doente! Você deve aceitar que existem outras opiniões no mundo e que elas são tão válidas quanto a sua.

Você não precisa ser idiota, você não nasceu assim!


You may also like

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.